Método AIDA: saiba como aplicar nos seus textos

O acrônimo AIDA significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, e resume as etapas ultrapassadas pelo seu público ao longo do funil de vendas até o momento da conversão desejada.

O método AIDA existe desde o século XIX, mas até os dias atuais pode ser perfeitamente aplicado como uma estratégia no marketing digital.

Neste texto, você entenderá mais sobre as 4 etapas desse processo.

Saiba como aplicar o método AIDA nos textos

Atenção

No primeiro estágio do AIDA, ou seja, o topo do funil, ocorre o contato inicial entre sua persona e seu produto. Esse é o momento que ela perceberá que existe algo que soluciona alguma dor em questão.

Uma boa forma de gerar curiosidade no seu público para que partam para a próxima etapa é utilizar CTA’s (Call to action) atrativos.

Interesse

Nesse ponto, novas informações adicionais devem ser apresentadas para gerar o interesse de sua persona e motivá-la a continuar adiante nas etapas do método AIDA.

Nesse contexto, conteúdos informativos e educativos funcionam bem na garantia desse interesse. Você pode, por exemplo, indicar as funcionalidades do produto e complementar com um vídeo mostrando na prática o que foi indicado.

Desejo

Nessa fase do método AIDA, a sua persona precisa passar do “eu gosto” para o “eu quero”. Para isso, você pode dar um empurrãozinho utilizando gatilhos mentais (escassez, autoridade, afeição) ou indicadores de confiabilidade (depoimentos de clientes, formas de garantia).

Além disso, é importante frisar por quê a persona precisa do seu produto, e não o do seu concorrente. Destaque os benefícios que você oferece e ele, não.

Ação

Por fim, o AIDA deve influenciar seu público a executar seu objetivo final, seja ele o download de um e-book, o cadastro em um e mail marketing ou uma venda propriamente dita.

Nessa etapa, vale a pena investir em estímulos como testes gratuitos por um determinado período, descontos, marketing por indicação e criar o senso de urgência por meio de frases como “apenas hoje”, “só até amanhã”, “oferta única”.

Agora você saberá identificar quando se deparar com o método AIDA e já pode se aventurar na aplicação dessa estratégia, guiando sua persona do topo até o fundo do funil de vendas.

Caso precise de ajuda nesse processo ou de algum outro da sua produção de conteúdo online, não deixe de nos contatar para realizar o seu orçamento.

Para mais dicas infalíveis como essa, siga o Aquele Insight nas redes sociais.

Compartilhe este post:

Posts Relacionados

E-books que convertem: saiba como gerar leads com esse conteúdo

Spots de rádio e podcast: para que servem e como fazer

Técnicas de SEO: por que elas são tão importantes no conteúdo digital

Produção de conteúdo para empresas: por que investir em conteúdos nas mídias do meu negócio?

Como sempre ter ideais para conteúdos

Site Institucional: 8 elementos que não podem faltar