Como definir a Linha Editorial de uma marca nas redes sociais

A definição de uma linha editorial bem estruturada é fundamental para manter o seu conteúdo consistente ao longo do tempo e para que sua audiência consiga identificar o assunto tratado nas redes sociais da sua marca.

Muito tratado no meio jornalístico, o termo linha editorial pode ser explicado na prática quando pensamos em revistas: você sabe exatamente em qual delas encontrará textos sobre moda, sobre emagrecimento, sobre fofocas ou sobre beleza.

Trazendo para a esfera do marketing, a linha editorial da sua marca servirá como um norte para a produção de conteúdo nas redes sociais, definindo amplamente as temáticas abordadas nos meios digitais.

Confira neste texto a importância da linha editorial e como criar uma.

A importância da linha editorial

A princípio, pode ser que a ideia de criar uma linha editorial signifique restringir negativamente o seu público-alvo.

No entanto, quando não se tem uma temática central definida, todos os nichos se tornam concorrentes e sua audiência nunca será altamente engajada. Isso porque existirão diversos grupos de pessoas esperando por determinado tipo de conteúdo, ou seja, nunca será possível agradar a todos.

Dessa forma, sua persona não avançará além do topo do funil de vendas.

Como criar uma linha editorial em passos 4 passos simples

Saiba agora como criar uma linha editorial para os conteúdos das suas redes sociais. Você vai ver como é prático e simples. Acompanhe!

1- Defina o seu nicho

Analise qual será o tema central do seu perfil: culinária, beleza, emagrecimento, humor, economia, dentre outros.

A partir desse ponto, é importante fazer uma análise do seu mercado, identificando os maiores criadores de conteúdo de seu respectivo nicho e para estudar as publicações e se inspirar nessas cases de sucesso para montar a linha editorial de sua marca

2- Defina o sua persona

A persona é a representação fictícia de seu cliente perfeito, abordando seu nome, idade, profissão, hobbies, sonhos, renda, dores, dúvidas e qualquer outro aspecto importante.

Nesse cenário, torna- se mais fácil definir quais conteúdos devem ser encaixados na linha editorial para atrair seus possíveis clientes.

3- Defina os assuntos a serem tratados

Tendo o nicho como tema central do perfil, é fundamental definir os assuntos complementares a serem tratados na rede.

Por exemplo: o perfil de uma marca de beleza feminina pode compartilhar conteúdos sobre maquiagem, unhas, skin care e cuidados com os cabelos.

Dessa forma, os seguidores saberão o que encontrarão ao acessar o perfil, ou seja, a linha editorial da marca estará bem definida.

4- Monte o cronograma de postagens

Por fim, basta criar, antecipado em um certo período, um cronograma com as postagens a serem feitas para que você não sofra com mudanças de última hora.

Esse cronograma pode conter o texto a ser apresentado na arte, a arte, a legenda, as hashtags caso seja de seu gosto e a data e horário do post.

Agora você entendeu o que é linha editorial, qual a sua importância e como criar a de sua marca. Se você precisa de ajuda nesse processo, entre em contato com a gente e faça um orçamento. Além disso, não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais dicas como essa.

Compartilhe este post:

Posts Relacionados

E-books que convertem: saiba como gerar leads com esse conteúdo

5 dicas infalíveis de como fazer copy para anúncios digitais

Consultoria de marketing digital: 6 benefícios para quem deseja se destacar nas mídias sociais

Técnica de Copywriting: por que sua empresa deve utilizá-la na produção de conteúdo?

4 passos simples para criar o seu roteiro para vídeo

Site Institucional: 8 elementos que não podem faltar