Spots de rádio e podcast: para que servem e como fazer

Spots são peças sonoras nas quais se usam a interpretação humana ou elementos sonoros para construir um material que será exibido em intervalos de rádios e podcasts. Eles duram de 15 a 60 segundos e devem apresentar um texto marcante para os ouvintes.

Os spots de rádio e podcast, quando produzidos de forma assertiva, caracterizam uma ótima estratégia para quem visa aumentar o alcance e autoridade da marca e valorizar o negócio.

Como criar bons spots de rádio e podcast

Utilizar técnicas de copywriting

Algumas das possíveis técnicas de copy são: utilizar uma linguagem de fácil entendimento, usar a voz ativa, citar metáforas e exemplos, evitar a repetição de palavras, dentre outras. Essas estratégias prendem a atenção do ouvinte e garantem a compreensão do texto.

Fazer chamadas curtas e objetivas

Tendo em vista que geralmente os spots duram, no máximo, 60 segundos, esse curto tempo deve ser bem aproveitado com chamadas diretas e objetivas, que chamem rapidamente a atenção do ouvinte e fiquem marcadas na mente do mesmo, de forma que explicite a dor do seu público e como o seu produto ou serviço a resolve.

Definir bem o público-alvo

A definição do ouvinte que deseja atingir facilita a produção de um texto assertivo, de acordo com a linguagem que seu público mais utiliza e com a forma que o seu produto ou serviço será lembrado, uma vez que deve atender as necessidades desses internautas.

Utilizar o tom de voz adequado

O tópico anterior e a voz da sua marca orientam o tom de voz mais adequado para o spot, já que, por exemplo, no caso de adolescentes como público-alvo e “amigável, jovial e divertido” como voz da marca, é interessante usar gírias, piadas ou brincadeiras no texto do spot.

Definir o meio no qual será veiculado

O meio de veiculação também está relacionado ao público-alvo e ao tom de voz, considerando que o meio deve ser escolhido ao reconhecer qual é mais utilizado pelos internautas desejados e qual linguagem é adequada ao mesmo. Nesse contexto, os posts podem ser apresentados em rádios e podcasts, que são os meios mais comuns, mas também em sistemas internos de rádio, como supermercados, restaurantes e outros espaços públicos.

Elaborar um texto com conexão emocional

Um spot é capaz de criar uma proximidade emocional com o público por meio da emoção transmitida pelos sons, tendo em vista que é possível sentir a felicidade, a seriedade, a tristeza ou a animação através da entonação da voz do locutor.

Dessa maneira, agora você reconhece a importância dos spots de rádio e podcasts para o seu negócio e como elaborá-los de forma assertiva. Por outro lado, caso precise de ajuda de um profissional, o Aquele Insight te ajuda na produção de spots. Entre em contato para saber mais sobre o serviço e nos siga nas redes sociais para sempre ter acesso a um conteúdo de qualidade.

Compartilhe este post:

Posts Relacionados

Marketing 4.0: como aplicar na sua empresa?

Produção de conteúdo para empresas: por que investir em conteúdos nas mídias do meu negócio?

6 tipos de conteúdos do YouTube que não saem de moda

Consultoria de marketing digital: 6 benefícios para quem deseja se destacar nas mídias sociais

Como utilizar hashtags de forma adequada?

A importância de produzir Reels para o Instagram