A importância de produzir Reels para o Instagram

Reels são vídeos curtos, que duram de 15 a 60 segundos, com um aspecto predominantemente divertido, humorístico, alegre e espontâneo.

Por que você deve postar Reels?

É fato que o Instagram não é mais uma rede de compartilhamento de fotos. Agora o foco é em vídeos, os quais são mais interativos e prendem mais a atenção do espectador do que fotos altamente produzidas e editadas.

De acordo com uma pesquisa feita pelo site Opinion Box, a proporção de usuários que assistem Reels pelo menos uma vez por dia subiu de 49% para 67%. Isso mostra que a ferramenta foi bem aceita pelo público.

Além disso, é evidente que a maior valorização dos vídeos se deu pelo grande sucesso da rede social vizinha, o Tik Tok, uma forte concorrente.

Quais são os benefícios?

É importante frisar que, a partir desse novo foco, o algoritmo do Instagram vai priorizar aqueles usuários que focarem no compartilhamento de Reels, uma vez que estarão colaborando com os objetivos da rede social.

Na aba “Reels”, encontrada no ícone central da barra inferior do aplicativo, o usuário encontra vídeos que se assemelham aos conteúdos que mais consome na rede. Ou seja, as chances de encontrar seguidores interessados no seu conteúdo e, consequentemente, engajados, são bem mais altas.

Sendo assim, considerando que a produção destes vídeos pode não demandar muitos custos, sendo tranquilamente feita de forma caseira com a câmera de um smartphone, os Reels são um ótimo tipo de tráfego orgânico.

Nesse cenário, pequenos produtores de conteúdo iniciantes devem investir na postagem de Reels com boa frequência semanal, visando conquistar seguidores que se identifiquem e, no caso de perfis comerciais, sejam potenciais clientes.

Além disso, por ser um formato de conteúdo relativamente novo, as hashtags ainda não estão saturadas de Reels, então os vídeos têm maior visibilidade para aqueles que acessam as tags.

De forma resumida, as vantagens de fazer Reels são:

  • Maior alcance;
  • Destaca conteúdos relevantes;
  • Conexão com o público por meio das trends;
  • Aumento do engajamento;
  • Possibilidade de viralizar.

E os vídeos maiores?

Apesar de também serem em forma de vídeos, os vídeos maiores se assemelham mais aos conteúdos compartilhados no YouTube, contemplando assuntos mais extensos e complexos que precisam de mais aprofundamento.

Dessa forma, eles não devem ser negligenciados ou deixados de lado. Porém, é mais produtivo focar na produção de Reels, uma vez que são mais fáceis de serem consumidos pelos espectadores em decorrência de seu caráter rápido e simplista.

Agora você já sabe que não pode deixar de postar Reels, pelo menos uma vez por semana, para encontrar seguidores engajados com o seu perfil.

Não se esqueça de compartilhar esse artigo com outras pessoas que precisem saber disso e nos seguir nas redes sociais para mais dicas como essas.

Compartilhe este post:

Posts Relacionados

Entenda a importância da assessoria digital para empresas e figuras públicas

Como definir a Linha Editorial de uma marca nas redes sociais

Método AIDA: saiba como aplicar nos seus textos

Spots de rádio e podcast: para que servem e como fazer

Técnica de Copywriting: por que sua empresa deve utilizá-la na produção de conteúdo?

Como as empresas podem utilizar de forma adequada os stories do Instagram