4 passos simples para criar o seu roteiro para vídeo

Quer aprender em 4 passos fáceis e diretos como produzir vídeos de qualidade e bem planejados por meio de um roteiro estruturado? Se sim, continue a leitura desse artigo!

Gravar vídeos é uma ótima forma de compartilhar conteúdos mais completos e aprofundados, porém essa entrega pode ser afetada pela ausência de um bom roteiro que estruture todo o vídeo, uma vez que as informações tendem a se tornar confusas e de difícil entendimento por parte dos espectadores.

A seguir, acompanhe os passos simples necessários para criar o seu roteiro.

Texto que deve ser falado

Nesse passo é importante apontar a mensagem que será repassada pelo apresentador. Vale frisar que o texto não precisa ser feito necessariamente com as exatas palavras a serem ditas, mas sim, uma síntese geral das informações a serem compartilhadas. Dessa maneira, o locutor pode repassar a mensagem de forma mais personalizada e menos engessada, promovendo uma imagem espontânea e pessoal.

Lettering

Esse tópico indica todo o texto que estará graficamente apresentado no vídeo e aparecerá na tela do espectador. Lembrando que nem todos os vídeos terão esse recurso, considerando que pode não ser necessário em certas produções.

Descrição de cena

Esse será o espaço para indicar qualquer movimentação no enquadramento e também o cenário. Exemplos de movimentação são troca de câmera, entrada ou saída de pessoas e objetos, dentre outros. Já sobre o cenário, é importante descrever os elementos do mesmo, como móveis, fundos e artigos decorativos. Além disso, o cenário pode estar relacionado ao assunto tratado no vídeo, como ao filmar comidas para piqueniques em parques, dicas de estudo em uma sala de aula ou dicas de moda em um closet.

Cronometragem

É imprescindível ter uma noção da duração que o seu vídeo deve ter no fim do processo de gravação e edição, uma vez que isso está ligado à finalidade do conteúdo repassado. Por exemplo: se a filmagem for uma receita completa, o vídeo será mais longo. Portanto, indique a duração média de cada tópico e do produto final para usar como norte durante a produção

Dessa forma, o texto falado, o lettering, a descrição de cena e a cronometragem são indispensáveis para criar um roteiro de qualidade para vídeos. Assim, a partir desse planejamento, as informações serão repassadas ao público de maneira clara, coesa e coerente, garantindo o entendimento do conteúdo.

Por fim, não perca a oportunidade de nos seguir nas redes sociais e acompanhar o blog periodicamente para mais dicas como essas!

Compartilhe este post:

Posts Relacionados

Elementos que não podem faltar na identidade visual de uma marca

5 dicas infalíveis de como fazer copy para anúncios digitais

A importância de produzir Reels para o Instagram

Spots de rádio e podcast: para que servem e como fazer

6 tipos de conteúdos do YouTube que não saem de moda

Como criar conteúdo para YouTube?